Gn 6: 6,7 - "Então arrependeu-se o Senhor (...) isso lhe pesou no coração..."
Mais passagens / versiculos de "arrependimento": Gn 18:23,33 - Êx 32:14 - etc..
Mas a Palavra não nos diz que Deus não muda, nem se arrepende?!
Nm 23:19 - "Deus não é homem para que minta, nem filho do homem para que se arrependa".
Outros versiculos: Ml 3:16 - 1Sm 15:29
Então Deus muda ou não? Se arrepende ou não?
A resposta é NÃO, a essência de Deus não muda. Mudam as circunstâncias.
Vejamos um exemplo/comparação (grosseiro mas entendivel):
Uma arvore e nós de frente a ela, ela esta á nossa frente... se nós formos para o seu lado ela já não está mais á nossa frente, se lhe virarmos as costas já não está mais á nossa frente mas sim atras. Mas a arvore não mudou, não se moveu 1 milimetro, o que mudou foi a circunstância e a nossa perspectiva, não a árvore, assim também Deus não muda, sempre será o mesmo ontem, hoje e eternamente, quem muda é o ser humano.
Deus não se arrepende, se entristece e tem misericórdia.
Por vezes a palavra arrependimento é = a tristeza. explicito em Gn 6:6,7 "(...) isso lhe pesou no coração..." - ou vamos agora dizer que a expressão usada é pra dizer que lhe puseram 100 Kg no coração? - arrependimeto = tristeza.
Deus ouviu o clamor de Moisés e não matou a todos no caso do bezerro de ouro; Quando Abraão intercedeu no caso de Sodoma e Gomorra Deus foi misericordioso. Arrependimento = Misericórdia.
Em resusmo: Deus não muda nem se arrepende, o homem quem muda e pode mudar as circunstâncias. Deus não se arrepende, se entristece e tem misericórdia.
2Crônicas 7:14 - "Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra."
E muitos mais versiculos podem ser encontrados na Palavra.